sexta-feira, 21 de agosto de 2015

VOCABULÁRIO COREANO PARA KPOPPERS

Olá pessoal!Bom esse é o meu primeiro post, então eu resolvi postar um pouco do vocabulário da língua coreana, e eu espero que gostem!

Comprimentos:

안녕 (Annyŏng) - Oi/Tchau (Informal, é usada entre amigos ou pessoas mais novas)
안녕하세요 (Annyŏn haseyo) - Olá (Educado)
안녕하세요? (Annyŏn haseyo) - Como vai?, Tudo bem?
안녕하십니까? (Annyŏn' hashimnikka) - Oi/Olá/ Como vão?/Tudo bem? (Usa-se em reuniões de negócios)
안녕히 주무세요 (Annyŏngi jumuseyo) - Boa noite
잘 지내셨어요 (Jal jineshyosseoyo) - Como você está?
잘 지냈어요 (Jal jinesseoyo) - Estou bem
오래간만이에요 (Oreganmani-eyo) - Há quanto tempo
만나서 반갑습니다 (Manasseo Bangapseumnida)- Prazer em conhece-lo(a)
저도 만나서 반갑습니다 (Jódo Manasseo Bangapseumnida) - Prazer em conhece-lo(a) também

Agradecimentos:

고마워 (Komawo) - Obrigado (Informal, usado entre amigos)
고마워요 (Komawoyo) - Obrigado (Educado, é usado entre pessoas da mesma idade)
고맙습니다 (Komapseumnida)- Obrigado (Formal, usado por pessoas não muito próximas)
감사합니다 (Gamsa-hamnida) - Obrigado (Formal, usado com pessoas mais venhas ou acima do seu nível)
천만에요 (Cheonmaneyo) - De nada (Não é comum dizer "천만에요" nos dias de hoje na coreia, então prefira usar o 아니에요 (Anieyo) que  é traduzindo como "Ah, isso não é nada")

Despedidas:

잘 가 (Jal ga)-  Até mais
잘 가요 (Jal ga) - Até mais
잘자요 (Jaljayo) - Boa noite
내일 봐요 (Neil bwayo)- Até amanhã
안녕히 가세요 (Annyŏngi kaseyo)- Tchau (se diz para pessoa que esta indo embora)
안녕히 계세요 (Annyŏngi keseyo) - Tchau (se diz para a pessoa que fica)
조심히 가세요 (Jomshimi kaseyo) -  Vá com cuidado

Parabenizar alguém:

축하해 (Chukahe) - Parabéns (informal) 
측하해요 (Chukaheyo) - Parabéns (Educado)
축하합니다 (chukahamnida) - Parabéns (Formal)
생일 축하해 (Sae'il chukahe) - Feliz aniversário (informal)
생일 축하해요 (Sae'il chukaheyo) - Feliz aniversário (Educado)
생일 축하합니다 (Sae'il chukahamnida) - Feliz aniversário (Formal)

Desculpas:

미안 (Mian) - Desculpa (informal)
미안해 (Miane) - Desculpa (informal)
미안해요 (Mianeyo)- Desculpa (Educado)
미안합니다 (Mian hamnida) - Desculpa (Formal)
죄송합니다 (Cheson'hamnida)- Perdão (Formal)

Então pessoal, em breve terá mais posts relacionados a língua coreana e também ao vocabulário que a maioria de nos kpoppers já estamos acostumados a usar em nosso dia à dia. Me deem sugestões de posts, coisas para podermos interagir, pode ser de qualquer coisa, mas que seja relacionado ao k-pop e a cultura coreana ao todo! E muito obrigada por visitar o blog! Beijos de luz :*
안녕~ ^^

13 comentários:

  1. Oi , você poderia colocar como se pronuncia? Obrigada , adorei o post .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Obrigada por visitar o meu blog ^^
      Desculpa a demora pra responder, é q eu tava quase desistindo de postar mais coisas, e o seu comentário me incentivou muito a voltar pro blog! E sim, claro que eu posso colocar as pronúncia das palavras, hoje mesmo farei isso!
      E sejá bem vinda <3

      Excluir
  2. Heeey,eu começarei estudar coreano por conta propria e é bom ter a pronuncioa bjs ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Obrigada por visitar o meu blog ^^
      Peço desculpas pela demora! Irei colocar a pronúncia hoje mesmo ^^
      E seja bem vinda, vc ñ sabe o quanto o seu comentário está me incentivando a querer a voltar a postar! obg mesmo <3

      Excluir
  3. Ooi, obg mesmo pelo vocabulário, já é um bom início pra mim ❤

    ResponderExcluir
  4. annyon!! Eu sou nova e estou estudando por conta própria... obrigado pela ajudinha ❤

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Acabei de encontraar seu blog! Me ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada está você me ajudou muito,espero que não desistá de postar bjs😊😙

    ResponderExcluir
  7. 안녕하세요 ❤️ 감사해요

    ResponderExcluir
  8. Adorei o blog, obrigada pela ajuda❤

    ResponderExcluir